Por Janine Buonafina

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Maquiagens: seus mitos e verdades.

Bom girls, agora eu vou falar de alguns mitos e verdades e também dos benefícios dos makes.

Base: exceto pelas fórmulas em pó, as demais tem base de água, o que significa que são adoradas pelas bactérias. Uma embalagem fechada pode durar por anos, mas se já a usou alguma vez, sua validade é de, no máximo, 1 ano. Evite guardá-la em locais quentes, úmidos (como o banheiro), por serem locais de melhor proliferação de bactérias. Se sentir mudanças na cor ou cheiro, jogue fora para não ter irritações.

Sombra: Como nós temos tantas opções de cores e usamos tão pouco no dia-a-dia, as sombras acabam durando mais que o tempo determinado. Sim, elas têm um prazo de validade! Se você usa os dedos para aplicar a sombra, lave as mãos antes de começar. As sombras líquidas têm o prazo de validade mais curto porque elas são feitas a base de água e as bactérias amam. O ideal é substituir as sombras após três meses.

Corretivo: ele corrije manchas, não deve causá-las, o que pode surgir se você usar o cosmético muito velho. Os corretivos em pó ou bastão podem durar por até dois anos, enquanto os líquidos, apenas 12 meses.

Pó: com duração de até dois anos, alguns podem conter pequenas quantidades de extratos botânicos que são adorados pelas bactérias. Por isso, evite guardá-lo no banheiro ou em locais quentes e úmidos.


Batom e gloss: tem poucas chances de virar criadouro de bactérias, porque quase não contém água, mas como estão sempre em contato com os lábios, o químico especializado em cosméticos ouvido pela Allure sugeriu substitui-los anualmente. Se houver mudanças na textura ou no cheiro, descarte imediatamente.

Esmalte: não se contamina por bactérias, mas pode secar e engrossar por causa da exposição ao ar enquanto pinta as unhas e, se ficar muito tempo estocado, alguns pigmentos podem sedimentar, bastando sacudir bastante para retornar à cor original.

Pincéis: se lavar e guardar bem secos, podem durar por anos, mas se as cerdas começarem a se soltar, é hora de substitui-los. Após o uso, limpe-os com papel-toalha e lave-os com shampoo de cabelo a cada duas semanas. Guarde bem seco e com as cerdas voltadas para cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário